Projeto
Este projeto surgiu porque o Duarte, um aluno da escola Secundária Mouzinho da Silveira, que sofre de distrofia muscular e se desloca numa cadeira de rodas, tem cada vez mais a necessidade de interagir com equipamentos eletrónicos, outros aparelhos e com o mundo que o rodeia. Assim, os alunos do curso de gestão de equipamentos informáticos quiseram ajudar o Duarte e idealizaram um joystick portátil que ajudasse o Duarte e outras pessoas portadoras deste género de deficiências.
A este projeto juntaram-se os alunos dos cursos profissionais de desenho digital 3D para a criação da estrutura física do joystick, design gráfico para o desenho da entidade e imagem do projeto, e, de gestão e programação de sistemas informáticos, para a programação do software do joystick. Os alunos de gestão de equipamentos informáticos são responsáveis pela montagem da parte electrónica do NJOY.
Com a necessidade de ir mais longe, surgiu a parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, a qual se envolveu na criação de uma aplicação, para interagir com o utilizador, a partir do NJOY. Essa aplicação permite ao utilizador controlar e seleccionar informação e aplicações num computador, para além de também poder controlar o ambiente ao redor, por exemplo, acender uma lâmpada ou ligar a TV. Outra característica diferenciadora, que pretendemos com o projeto, é a possibilidade de treinar o joystick para adaptar-se a cada utilizador. Desta forma o NJOY pode ser uma ferramenta única e diferenciada para cada utilizador, podendo abranger até mais pessoas do que aquelas pensadas inicialmente